Qual a diferença dos aparelhos auditivos internos e externos?
Retorno Fonoaudiologa Telesom
Mantenha uma Audição Saúdavel
3 novembro, 2016
Colocar aparelho auditivo
Como funciona um aparelho auditivo?
10 novembro, 2016

Qual a diferença dos aparelhos auditivos internos e externos?

Aparelhos Auditivos

A principal diferença entre o aparelho auditivo retroauricular (externo) e o intra-canal (interno) é o seu posicionamento.

Os aparelhos de audição retroauriculares ficam atrás da orelha e pode ser usado tanto por adultos e idosos quanto por crianças. Eles se diferem no formato e na largura, porque precisam ficar anatomicamente bem adaptados, além disso, precisam ser leves, pois serão usados por longos períodos de tempo. Geralmente, esse modelo é indicado para perdas de grau moderado a profundo, ou seja, perda auditivas maiores. Os retroauriculares podem ser usados com moldes, tubo fino (open fit/adaptação aberta) ou receptor no canal (ric), o que vai influenciar essa escolha, é a configuração da perda auditiva.

Já os intra-canais costumam ser indicados para perdas leves a moderadas, ficam completamente encaixados no conduto do ouvido, são aparelhos personalizados, ou seja, são confeccionados através do molde feito da orelha do usuário, e sua adaptação tende a ser perfeita. Cada aparelho intra-canal é único, e não tem como ser trocado de orelha ou de usuário.

A indicação do aparelho auditivo leva em conta uma série de fatores, como o tipo e grau da perda de audição e o estilo de vida, por exemplo.

Se você precisa de um fonoaudiólogo e uma avaliação da sua saúde auditiva, entre em contato com o Centro Auditivo Telesom mais próximo de voce.


Jaqueline Sapiezcinski
A Jaqueline é uma fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, ela é especialista em aparelhos auditivos. A Jaqueline trabalha na Telesom Cascavel e Região desde 2016. Além dos atendimentos, ela responde as dúvidas dos clientes no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *