Duvidas Frequentes - Telesom Aparelhos Auditivos

Dúvidas Frequentes

Perda auditiva é reversível? Apenas idosos não escutam direito? Quais os sintomas da perda auditiva? Como posso identificar surdez em idosos e crianças?

1Quais são os sintomas de perda auditiva?
Zumbidos e ruídos constantes, ouvido frequentemente com sensação de entupido, falta de atenção nas coisas ao seu redor, “ouvir, mas não entender” o que os outros falam, frustração (por não ouvir direito as outras pessoas), depressão e não socializar com muitas pessoas.
2Quais são as causas da perda auditiva?
Danos ao ouvido interno ou externo, causados pelo envelhecimento natural e/ou por longas exposições a sons e barulhos altos; exposição a barulhos altos repentinos (explosões, por exemplo); perfuração timpânica (que pode acontecer ao cutucar o ouvido). A perda auditiva também pode ser causada por tumores ou infecções como meningite, sarampo, caxumba e escarlatina. Na dúvida, procure um médico.
3Como posso saber se estou com perda de audição e qual meu grau de perda auditiva?
Uma das formas de você descobrir se está com perda auditiva e qual o seu grau de surdez é através do exame de audiometria realizado pelo seu fonoaudiólogo.
4O que é audiometria e pra que serve?
É um exame que detecta qualquer anormalidade auditiva. A audiometria permite medir o grau e tipo de perda auditiva que você possa ter, assim como orienta as medidas preventivas ou curativas a serem tomadas se for preciso.
5Tenho um exame antigo, será que ainda serve?
A validade de um exame de audição é cerca de 6 meses (ou até menos, quando a pessoa perceber qualquer alteração na audição). Porém, ao realizar um novo exame é importante levar os últimos exames para o acompanhamento da evolução.
6Consigo recuperar minha audição depois de ter perda auditiva?
Quando o assunto é perde auditiva relacionado a idade, não há curas, apenas o tratamento através do uso de aparelhos (em alguns casos são cirúrgicos).
7Apenas idosos sofrem com a perda auditiva?
Não. Crianças, adolescentes e adultos também podem sofrer com perda auditiva originária de diversos fatores que independem da idade.
8Tenho apenas perda leve de audição, preciso de aparelho?
O único jeito de responder a isso é através do resultado dos seus exames. O fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista avaliará os resultados e o seu caso, assim poderá recomendar o melhor tratamento e/ou aparelho para o seu grau de perda auditiva.
9Quais são os graus de deficiência auditiva?
Um dos modos de classificar perda auditiva pode ser: Leve: Não conseguir ouvir sons abaixo de 30 decibéis; Moderada: Não conseguir ouvir sons acerca de 50 decibéis; Severa: Não conseguir ouvir sons abaixo de 80 decibéis; Profunda: Não conseguir ouvir sons abaixo de 95 decibéis, ou não ouvir.
10Se eu tenho deficiência auditiva, tenho direitos especiais?
A perda auditiva unilateral, embora constitua uma deficiência, não se enquadra na definição técnica de deficiências. A PLC 23/2016 está em julgamento para garantir ao deficiente auditivo unilateral o direito às vagas para portadores de deficiências em concursos públicos e em empresas privadas. Quem tem perda auditiva bilateral, parcial ou total (quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz), tem todos os direitos dos portadores de deficiência garantidos pelo Decreto 5.296/2004.
11O que eu tenho que fazer para manter uma boa saúde auditiva?
Mantenha sua alimentação saudável, evite volumes altos, use protetores de ouvido em ambientes muito ruidosos (shows, eventos, etc.), evite ruídos contínuos e não enfie o cotonete dentro do canal auditivo.
12É verdade que começamos a perder a audição ao longo da vida?
Existe um tipo de perda auditiva causada pelo envelhecimento natural, que se chama presbiacusia. Os dados indicam que 11% dos pacientes analisados entre 44 e 54 anos já apresentam alguma perda auditiva; 25% entre as pessoas de 55 e 65 anos; e quase 50% da população com mais de 70 anos já apresentam alguma perda auditiva.
13Como posso identificar a perda auditiva em um idoso?
Os sintomas que um idoso demonstra quando esta perdendo a audição pode ser a presença de zumbido nos ouvidos e causos de vertigem e desequilíbrios. Distúrbios de comunicação também podem acontecer como a dificuldade de entender o que foi dito e de se expressar. Pode também apresentar problemas de memória, ficar ‘mais atrapalhado’, menos sociável e com sintomas de depressão.
14Como identificar a perda auditiva em crianças?
As crianças com perda auditiva podem apresentar problemas em entender corretamente o que lhe é dito, e por consequência um baixo desenvolvimento da fala e de relações sociais. É bom ficar atento se a criança consegue identificar uma fonte de barulho, imitar sons diversos e entender as conversas sem estar olhando para o rosto de quem fala (sem leitura labial).
15Criança pode usar aparelho auditivo?
Pode. Hoje em dia a possibilidade de aparelhos auditivos é enorme. De acordo com o resultado dos exames e o estilo de vida da criança e da família, o fonoaudiólogo e/ou otorrinolaringologista vão indicar quais os melhores aparelhos para a criança.