Devemos sempre lembrar que o cerume (a cera de ouvido) é uma forma de proteção para nosso organismo, e que é exatamente isso que ajuda a afastar a sujeira, insetos, excesso de umidade e as bactérias contidas no ar de causarem infecções nos seus ouvidos.
A limpeza das orelhas deve ser realizada com cuidado. A indicação é de que seja feita após o banho: você deve limpar com auxílio de uma toalha, gaze ou papel higiênico, apenas na parte externa do canal auditivo.
Para limpar os ouvidos não se deve usar os cotonetes ou qualquer outro instrumento, o próprio organismo encarrega-se de eliminar o excesso de cera, expelindo-se para fora do canal através do movimento do maxilar. Ao usarmos cotonete, acabamos por empurrar a cera para mais perto do tímpano;
A sensação de orelha tapada pode ser causada pelo excesso de cerume. Isso pode ser também um sintoma de perda auditiva, em um nível mais complexo.
É muito comum que ao inserir objetos no ouvido cause a ruptura dos tímpanos ou outros danos ao canal auditivo. Evite colocar cotonetes, tampa de caneta, palito de dente, lápis e etc. Acreditem ou não, isso pode acontecer com frequência quando se tenta aliviar a coceira ou retirar a cera.
Separamos esse vídeo que ilustra um pouco sobre o porque não limpar o seu ouvido interno com cotonete (nem outros objetos), é bem curtinho e vale a pena ver
Se você sentir certa diminuição da audição, zumbido ou qualquer desconforto no ouvido causado pela cera no ouvido, procure os fonoaudiólogos da Telesom para ver se não há nada errado.