Existem vários modelos de aparelhos auditivos, uns maiores, outros menores, com uso do molde ou sem, analógico e digital. Mas os cuidados são basicamente os mesmos.
Sempre, no momento da adaptação, informamos aos usuários a forma correta de cuidar e manusear seus aparelhos auditivos, pois todos querem uma vida longa aos seus companheiros!
Listamos as principais dicas de cuidado, limpeza e manuseio, apenas para refrescar a memória de quem já usa e para informar quem ainda não conhece essa ferramenta que proporciona uma qualidade de vida melhor:
*abra o compartimento de pilha quando o aparelho não estiver em uso.
*não coloque o aparelho na orelha enquanto estiver com produtos no cabelo (creme, tintura, spray, gel)
*ao tomar banho, retire seu aparelho, para evitar contato com a água e umidade que tem no banheiro
*se acaso molhar o aparelho, não tente secar com secador ou micro-ondas, apenas abra o compartimento de pilhas, retire a pilha e coloque no seu pote de sílica por 24 horas.
*não deixe exposto ao calor excessivo, por exemplo, secador de cabelo ou painel do carro.
*evite quedas e pancadas, para não correr o risco de quebrar.
*nunca utilize álcool ou outro produto químico para limpar seu aparelho. Ele deve ser limpo apenas com um pano seco e macio.
*remover o excesso de cera na ponta do molde, tulipa/oliva ou receptor com um pano seco ou gaze.
*não use objetos pontiagudos para remover a cera do molde, eles podem perfurar o material ou empurrar a cera para o fundo.
*quando perceber o entupimento de cera no receptor (RIC) substitua o filtro sujo por um novo.
*As tulipas e os tubos finos devem ser substituídos pelo seu fonoaudiólogo a cada três a seis meses aproximadamente ou quando estiverem rígidos, frágeis ou com alteração de cor.
*evite deixar perto de crianças e animais.
*Para prolongar a duração da bateria, não se esqueça de desligar os aparelhos auditivos quando não estiverem em uso.
*Guardar em local seco, longe do calor excessivo e umidade.
*Mantenha longe de crianças e animais.
*Abra o compartimento de pilhas, quando não estiver em uso, para permitir a ventilação de ar em seu aparelho.
*Você pode utilizar o testador de pilhas, para saber se elas estão boas para o uso.
*Sempre descarte as baterias em locais apropriados. A Telesom Aparelhos Auditivos possui o descarte ecológico, e você pode trazer suas pilhas velhas para o descarte correto.
Estamos dispostos à umidade diariamente. Seja ela através da água (chuva, banho, vapor) ou mesmo o suor. Os aparelhos auditivos mais modernos já são fabricados com uma capacidade inteligente de aguentar a umidade do dia-a-dia, porém se você quer uma vida duradoura para seu aparelho é preciso ter cuidado para não exagerar.
A forma mais simples e barata de se livrar da umidade, é a sílica. Aquelas pedrinhas com coloração escura que vem dentro de um potinho, onde você deixa o aparelho para descansar. Ela é fundamental para acabar com a umidade. Mas lembre-se: retire a pilha do seu aparelho antes de colocar na sílica, pois a pilha retém a umidade e pode acabar vazando dentro do compartimento.
Mas se você é uma pessoa que transpira muito e trabalha em lugares com muita umidade, você vai precisar de algo mais. Existe outra forma de tirar a umidade de seu aparelho: desumidificador elétrico. Nada mais é que um estojo elétrico que ira produzir um ar quente para a secagem eficaz de seu aparelho e de forma segura.
Outra dica importantíssima: Faça com que o uso dos seus aparelhos auditivos entre na sua rotina. Seja tolerante consigo mesmo e tenha paciência durante este período em que estiver reaprendendo a ouvir.
Gostou das dicas de hoje? Mande suas sugestões ou duvidas para nos, toda semana estaremos abordando um tema diferente que pode ajudar você a ter uma qualidade de vida melhor com seu aparelho auditivo.