A audição é um dos sentidos do ser humano responsável pela localização e comunicação. A orelha também tem a função de ajudar no nosso equilíbrio. Ela está dividida em três partes onde em conjunto trabalham para ouvirmos.
O som é captado e concentrado através de ondas sonoras pela orelha externa, também chamado de pavilhão auricular. Isso faz com que o tímpano vibre e assim o som é conduzido para a orelha média, onde os ossículos martelo, bigorna e estribo vão realizar seu trabalho.
Imagem: Ilustração do princípio de funcionamento do ouvido humano. Fonte: Telecom
Imagem: Ilustração do princípio de funcionamento do ouvido humano, focando o pormenor dos ossículos e da cóclea. Fonte: Telecom
Esses ossículos, localizados entre o tímpano e a janela oval (entrada da cóclea) possuem a função de transmitir as vibrações sonoras para a cóclea aumentando a pressão de modo que haja uma agitação necessária para que as células ciliadas localizadas na orelha interna identifiquem as frequências dos sons e assim levar a informação até o cérebro através de impulsos elétricos conduzidos pelo nervo auditivo.
Como citei inicialmente, a orelha não exerce apenas a função de ouvir. Esse órgão ajuda a manter o equilíbrio e o senso de direção. Na orelha interna ficam os canais semicirculares, mais conhecidos como labirinto, que são compostos por líquidos e quando movimentamos a cabeça esses líquidos se deslocam dentro desses canais e esse movimento faz o estímulo dos nervos específicos que enviam ao cérebro a informação sobre posição do nosso corpo em relação ao ambiente, que por sua vez capta a mensagem e atua nos músculos que trabalham pelo equilíbrio do corpo.
Para ilustrar o que falei escolhi o vídeo abaixo, que mostra de maneira didática todo esse processo.