Socialização dos Idosos -

Socialização dos Idosos

Idosos
Presbifonia: O Envelhecimento da Voz
8 dezembro, 2016
teste da orelhinha
Teste da Orelhinha e Perda Auditiva Precoce
15 dezembro, 2016

Socialização dos Idosos

Idosos Amigos

A importância da socialização na terceira idade

Muito tem se falado sobre a terceira idade, considerada por alguns como a “melhor fase da vida”, a tão famosa “flor da idade”. É importante prestar atenção com alguns cuidados que devem ser tomados diariamente com a saúde do idoso, e lembrar eles disso.

O Envelhecimento

Senescência é o nome que leva o processo natural de envelhecimento que envolve envelhecer como um todo. As células do nosso corpo, ao longo do tempo, vão morrendo e deixam de ser substituídas por novas, por conta disso. Com a diminuição da “troca” de células no organismo, os sistemas do corpo vão tendo um declínio em seu funcionamento.

Além dos cuidados físicos, deve ser tomados cuidados com a saúde psicológica e neurológica dos idosos. O cérebro adora rotina, e isso pode causar muitos problemas, como doenças degenerativas, tipo alzheimer e parkinson. Outras doenças também podem ocorrer como a depressão, que tem se tornado comum em idosos que sofrem de isolamentos de familiares ou amigos.

Importância da Socialização

Para evitar esse isolamento que as atividades sociais dos idosos são muito importantes e devem ser adicionadas em seu dia-a-dia – o que, infelizmente, muitas vezes não acontece.

Em algumas cidades, existem centros de geriatria, onde podem ser encontrados profissionais que oferecem atividades para a terceira idade, como por exemplo, a hidroginástica, pilates, fisioterapia e até aulas de artes.

A tecnologia também ajuda nessa etapa da vida, já que é possível enxergar sem o uso dos óculos, pois existe a cirurgia que coloca a lente fixa no olho, ou ouvir bem com o uso do aparelho auditivo, que tem se tornado cada vez mais potentes e discretos. O uso do celular e aparelhos eletrônicos esta cada vez mais fácil, com aparelhos preparados para os idosos e aplicativos que facilitam comunicação com os filhos, netos e amigos.

As atividades em grupos, o uso de tecnologia e aparelhos eletrônicos ajudam e estimulam a socialização. Incentive os idosos próximos a você a participar de academia ao ar livre, passeios de bicicleta e outras atividades com outras pessoas. Incentive encontro entre os amigos e a realização de um bingo!

Envelhecer não quer dizer que a pessoa deve se excluir da sociedade; muito pelo contrário, envelhecer significa que é tempo de se atualizar e de aprender coisas novas que irão estimular a concentração e o equilíbrio para uma feliz terceira idade!

Você usa aparelho auditivo? Cadastre-se na Telesom e ganhe 1 ano de pilhas grátis, seja você nosso cliente ou não.


Jaqueline Sapiezcinski
A Jaqueline é uma fonoaudióloga formada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, ela é especialista em aparelhos auditivos. A Jaqueline trabalha na Telesom Cascavel e Região desde 2016. Além dos atendimentos, ela responde as dúvidas dos clientes no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *