Mantenha uma Audição Saúdavel
Cuidados ao limpar o ouvido
25 outubro, 2016
Aparelhos Auditivos
Qual a diferença dos aparelhos auditivos internos e externos?
7 novembro, 2016

Mantenha uma Audição Saúdavel

Retorno Fonoaudiologa Telesom

Mantenha Uma Audição Saudável

Aproveitando que dia 10 de Novembro é o Dia Nacional de Combate à Surdez, vou falar um pouco sobre saúde auditiva e algumas dicas sobre como manter sua audição saudável.

A audição é um dos sentidos essenciais para a nossa comunicação, por isso é tão importante que seja bem cuidada, pois sem ouvir fica bem difícil de interagir com o mundo.

Infelizmente a maioria das pessoas não dá a devida importância aos hábitos prejudiciais à saúde do ouvido, estudos revelam que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de deficiência de audição.

Tende-se a pensar que quem sofre de perda auditiva são apenas os idosos, pelo desgaste natural da vida, mas quem pensa assim está muito enganado, hoje em dia é cada vez mais frequente os jovens sofrerem desse mal, devido ao uso de fones de ouvido muito altos ou até mesmo som no próprio carro em volume exagerado. Outro motivo comum é a exposição ao ruído, sem proteção, por muitas horas no trabalho, o uso de hastes flexíveis também pode ser um problema, se usado de modo errado pode causar danos ao tímpano.

Então, já deu para ter uma noção que a coisa é séria né? Então vamos para algumas dicas de como manter a audição saudável.

Higiene das orelhas

Não faça uso de hastes flexíveis, isso pode causar lesão ao tímpano além de empurrar a cera para dentro e causar sensação de ouvido tampado.

Se as nossas orelhas produzem cera é porque tem alguma função importante né? Sim, tem. O cerúmen é uma proteção contra água e sujeiras para nossos tímpanos. Apenas limpar a cera que eventualmente apareça na orelha é o correto, o excesso o próprio organismo trata de expelir com ajuda dos movimentos da mandíbula.

Para saber mais sobre como limpar corretamente os ouvidos e a importância da cera de ouvido para o canal auditivo, confira o texto da fonoaudióloga Luciane clicando aqui.

Exposição a Sons Altos

Evite festas e eventos com som alto por tempo prolongado. Som alto no carro, fone de ouvido em volume demasiado também podem prejudicar a membrana timpânica.

Exercícios Físicos e Alimentação Saudável

Alimentar-se de forma saudável e a prática de exercício físico diariamente contribui para que todo nosso organismo funcione bem, inclusive a audição.

Fique Atento!

A qualquer sinal de dificuldade para ouvir procure um profissional do Centro Auditivo Telesom e faça uma audiometria (exame que avalia como está sua audição, se normal ou se apresenta algum tipo de perda).

É importante que a perda de audição seja detectada logo no início, pois é irreversível, e quanto mais cedo fazer uso de aparelho auditivo mais fácil estabilizar.


Nicole Chaves
A Nicole é uma fonoaudióloga formada pela Universidade Metodista de Porto Alegre (IPA), em 2009. Ela trabalha com aparelhos auditivos e saúde auditiva a mais de 5 anos. Hoje ela é a responsável técnica do Centro Auditivo Telesom.
Cascavel

Porto Alegre:

3 Comentários

  1. […] Com o avanço da tecnologia o estilo de vida da população modificou- se bastante colocando até a saúde auditiva em […]

  2. […] a saúde auditiva em bons cuidados também. Afinal, ouvir bem é importante, pois o controle vocal é realizado pela audição. Pessoas com perda auditiva, […]

  3. […] Um bom uso do protetor auditivo além do trabalho e para atividades aquáticas é para ir em shows. Assim, evita-se que o alto som cause algum dano, momentâneo ou permanente, a sua saúde auditiva. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *