Como funciona um aparelho auditivo? | Centro Auditivo Telesom
Aparelhos Auditivos
Qual a diferença dos aparelhos auditivos internos e externos?
7 novembro, 2016
zumbido
O que é zumbido? Ele tem cura?
14 novembro, 2016

Como funciona um aparelho auditivo?

Colocar aparelho auditivo

Como funciona o aparelho auditivo?

Olá! Tudo bem com você? Estamos aqui para conversar mais um pouquinho, e hoje vamos falar sobre como funciona as partes de um aparelho auditivo. Você tem alguma dúvida, ou mesmo curiosidades? Vamos tentar esclarecer ao máximo, caso ainda restem dúvidas preencha o formulário ao lado e faremos o possível para responder.

Para entendermos um pouco mais sobre o funcionamento de um aparelho auditivo, vamos conhecer um pouco mais sobre como se forma o som e como funcionam os nossos ouvidos. Depois, sobre as partes principais de um aparelho auditivo e como elas interagem entre si para formar o som.

Como o som se forma?

Para que o som se produza é necessário que uma matéria se balance de um lado para outro, formando movimentos vibratórios de partículas. Quando isso acontece elas impulsionam o ar, que formam ondas sonoras, essas ondas são captadas pelos nossos ouvidos.

Como funcionam nossos ouvidos?

As ondas de ar são captadas no nosso pavilhão auditivo (ouvido), canalizadas pelo canal auditivo até o tímpano. Assim, o tímpano irá que vibra para frente e para trás, transformando essa vibração sonora em mecânica fazendo que o martelo, bigorna e estribo (que são partes do canal auditivo) transmitam o som para cóclea, revertendo às ondas mecânicas em hidráulicas.

As ondas de som passam para um líquido dentro da cóclea que impulsiona para o centro auditivo do tronco encefálico e córtex cerebral. Dessa forma a onda hidráulica passa a ser energia elétrica. Esses impulsos elétricos passam a ser processados e interpretados conforme sua produção.

Para entender melhor sobre o canal auditivo, acesse o texto da fonoaudióloga Nicole sobre o assunto, clicando aqui.

Como funcionam o aparelho auditivo?

As partes principais de um aparelho auditivo são microfone, amplificador e receptor. Eles interagem da seguinte forma:

O microfone é a parte que capta o som no ambiente;

O amplificador fica responsável por "aumentar" o som que é recebido pelo microfone;

Já o receptor cumpre a função de transformar os sinais elétricos recebidos do amplificador em energia sonora acústica.

A interação entre essas três partes faz com a "energia sonora" que é captada e transformada, seja conduzida para a orelha, possibilitando ao usuário escutar o que está acontecendo ao seu redor.

Espero que vocês tenham gostado das informações do texto, caso ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco, assim podemos esclarecer as suas dúvidas e quem sabe até agendarmos um atendimento.

Teste de aparelho auditivo grátis! Solicite o seu sem compromisso.

Cristiane Campão

Cristiane Dias Campão

Cristiane Dias Campão
A Cristiane é fonoaudióloga da Telesom em Porto Alegre e região. Ela se formou na Universidade Metodista do Sul IPA. Além de fazer os atendimentos, ela responde as dúvidas dos pacientes escrevendo pro site da Telesom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *