5 Dúvidas sobre a Surdez

5 Dúvidas sobre a Surdez

Saúde Vocal
Saúde Vocal
12 janeiro, 2017
Reutilização de Aparelhos Auditivos
Reutilização de Aparelhos Auditivos
19 janeiro, 2017

5 Dúvidas sobre a Surdez

5 Dúvidas sobre a Surdez

Olá pessoal, tudo bem? Voltei para esclarecer alguns pontos em relação à perda auditiva e surdez. Tomara que eu responda algumas de suas dúvidas. Se a sua dúvida não foi respondida hoje, nos envie uma mensagem e teremos o maior prazer em responder.

Quais são as causas da surdez?

Temos vários fatores e doenças que podem ocasionar a perda de audição. As que mais ocorrem são as perdas por exposição á sons altos e a perda em idosos (Presbiacusia - já falei aqui sobre esse assunto), mas não são apenas estes motivos, doenças do tipo rubéola, caxumba, meningite, tumores, traumas na cabeça, uso de medicamentos ou drogas, defeitos congênitos, alergias, problemas metabólicos, doença cardio-respiratória e por hereditariedade também podem ser causadores de perda de audição. Perda essa que é irreversível por atingir o nervo.

Existem também as perdas que podem ser revertidas com tratamento, são elas: excesso de cera no ouvido, otites, perfuração timpânica, otosclerose (é uma doença que imobiliza os ossinhos do ouvido), tumores no ouvido externo e médio. Para ter o diagnóstico correto da sua perda de audição é necessário consultar um médico otorrinolaringologista, caso seu médico constate que seu tratamento é fazer uso de aparelho auditivo procure o Centro Auditivo Telesom e teremos o maior prazer em fazer uma avaliação completa de sua perda e selecionar o que for melhor para você voltar a ouvir o melhor possível.

Quem tem perda auditiva pode ficar totalmente surdo algum dia?

Essa pergunta é um pouco complicada de responder por que cada caso é um caso. O que posso falar por estudos e pela minha experiência profissional é que quanto mais cedo diagnosticar a perda e usar um aparelho auditivo, menos essa perda vai aumentar. A tendência é que a perda auditiva fique estabilizada, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.

Surdez afeta o equilíbrio?

Como já vimos anteriormente, o equilíbrio está ligado com os órgãos de audição. Por esse motivo, em alguns casos pode sim afetar o equilíbrio, e causar tropeções, tonturas e outros. Na dúvida, procure o seu médico.

Todo surdo tem dificuldade (ou ausência) de fala?

A fala é intimamente ligada à audição, a articulação das palavras depende de ouvirmos os sons. Então as pessoas com grau severo de perda apresentam dificuldades na fala, e por esse motivo, não se escutam e perdem a referência.

Preciso saber LIBRAS para falar com surdos?

Existem surdos que usam apenas a Linguagem Brasileira de Sinais para se comunicar. Existem também aqueles que foram oralizados, ou seja, usam a leitura labial para se comunicar através da fala, às vezes com um sotaque típico de quem tem surdez. Além disso, há os surdos que escutam parcialmente através dos seus aparelhos e implantes. Então não necessariamente precisa saber LIBRAS para comunicar-se com surdos.

Se você continua com dúvidas sobre surdez, mande para a Telesom pelo formulário ao lado :)


Nicole Chaves

A Nicole é uma fonoaudióloga formada pela Universidade Metodista de Porto Alegre (IPA), em 2009. Ela trabalha com aparelhos auditivos e saúde auditiva a mais de 5 anos. Hoje ela é a responsável técnica do Centro Auditivo Telesom.

Cascavel

Porto Alegre:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *