Gostaria de saber se vocês conhecem, ou já ouviram falar do teste da orelhinha? Esse teste deve ser realizado nos primeiros dias de vida, ele detecta se o recém-nascido tem alguma dificuldade auditiva. Caso esse exame dê alterado, outros deverão ser feitos para complementar o diagnostico que deverá ser acompanhado por um otorrinolaringologista.
Para que a criança tenha um desenvolvimento compatível com a sua idade, a audição é muito importante, pois os estímulos sonoros ajudam a reconhecer a voz, principalmente da mãe. A audição também ajudará em todo seu desenvolvimento de comunicação e de aprendizagem.
Quanto mais precoce a identificação da perda auditiva, mais rápido poderá ser a intervenção para ajudar no desenvolvimento da criança. Além disso, quando a criança não possui estímulos sonoros, aumentam os riscos de se machucar, pois muitos sons são para nossa própria proteção, como buzina de um carro, o latido de um cachorro, um objeto que cai fazendo barulho. Existem muitas situações em que o som nos demonstra uma situação de perigo, é importante desde cedo tomar certos cuidados para que não prejudique a criança com perda auditiva.
Pela importância da audição no desenvolvimento, a lei 12.303/2010 regularizou o teste da orelhinha como obrigatório nas maternidades brasileiras. Tornando possível o diagnóstico precoce em um bebê, preferencialmente nos primeiros dias de vida. Para a realização desse exame é utilizado um aparelho chamado emissões otoacústicas evocadas (EOAs), o exame não causa dor nem desconforto no bebê.
Para a realização utiliza-se um aparelho que emite um som de intensidade baixa no ouvido, fazendo a membrana timpânica vibrar ao fazer esse movimento. O som “retorna” para o aparelho como se fosse um eco demonstrando que a criança possui estímulos sonoros.
Quanto mais cedo detectar alguma dificuldade auditiva, mais cedo será possível que a criança tenha um acompanhamento com otorrinolaringologista e fonoaudiologia. Isso irá ajudar para que não haja comprometimento em seu desenvolvimento.
O teste da orelhinha é um direito do seu filho. Realize o exame, ele pode fazer toda diferença na vida do seu filho.