Cuidados com a Saúde Vocal | Centro Auditivo Telesom

Saúde Vocal

Aparelho Auditivo Intracanal
Cuidados com Aparelho Auditivo Interno
27 dezembro, 2016
5 Dúvidas sobre a Surdez
17 janeiro, 2017

Saúde Vocal

Saúde Vocal

Cuidados com a Saúde da Voz

Alguns cuidados básicos podem ajudar a manter sua saúde vocal, prevenindo alterações e doenças vocais. Esses cuidados podem ser seguidos por todos. Principalmente, eles devem ser seguidos pelos que utilizam mais a voz e/ou com tendência a apresentar alterações vocais, como rouquidão. Para ter uma boa voz, é preciso uma boa saúde da voz, e isso significa que você deve ter uma voz clara, e limpa, emitida sem esforço e agradável ao ouvinte.

Preste Atenção em Sua Voz!

O fato de ficar rouco frequentemente, sentir dores e/ou dificuldades para falar e sensação de coceira na garganta frequente são alguns sinais que podem indicar que alguma coisa na sua voz está errada. Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar esses incômodos e garantir uma voz saudável. Siga alguns passos simples:

  • Beba bastante água (em temperatura ambiente), principalmente enquanto estiver falando. A água passa pelas pregas vocais e hidrata essa região, assim as cordas podem vibrar com mais facilidade.
  • Preocupe-se em manter uma alimentação equilibrada. Não force o seu corpo passando um grande numero de horas em jejum. Mastigue bem cada alimento a ser ingerido. Evite alimentos muito pesados e que possam ocasionar azia e má digestão.
  • Coma maçãs. A maçã é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, a sua mastigação estimula e exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
  • Tente respirar sempre corretamente, nariz e inspirando e expirando calmamente, sentindo o ar chegar até o abdômen e sair. Não eleve os ombros e o peito de modo exagerado nesse processo. O abdômen que tem de se expandir lentamente como se estivesse cheio de ar.
  • Quando estiver falando, faça o possível para manter a postura de corpo ereta, mas de um modo relaxado, principalmente o pescoço e a cabeça.
  • Evite competir com ruídos e outros barulhos enquanto fala. Fique atento a sons externos e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los. Se necessário, se afaste do barulho para conversar melhor (sua voz e seus ouvidos agradecem!).
  • Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero de tons.
  • Tenha a saúde auditiva em bons cuidados também. Afinal, ouvir bem é importante, pois o controle vocal é realizado pela audição. Pessoas com perda auditiva, tendem a falar mais alto para ‘se ouvir’ melhor.

Se você acha que há algo errado com sua voz, procure um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista, eles são os profissionais da saúde voltados a saúde vocal (entre outras especialidades) e saberão te ajudar e indicar os melhores cuidados e tratamentos.

 

Teste de aparelho auditivo grátis! Solicite o seu sem compromisso.



Luciane Garcia
A Luciane é fonoaudióloga, formada pelo Centro Universitário Assis Gurgacz, ela é especialista em aparelhos auditivos. A fonoaudióloga Luciane trabalha na Telesom Cascavel e faz atendimentos nas revendas da região também. Além dos atendimentos, ela responde as dúvidas dos clientes no site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *